segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Stain ou verniz? Qual a diferença?

A madeira que fica exposta ao tempo precisa de cuidados rotineiros para não apodrecer em meio à chuva, sol, fungos e outros problemas que podem encurtar seu tempo de vida. Seja em móveis, portões, deck ou qualquer outra peça, essa madeira precisa de um tratamento para resistir ao tempo, mas aqui surge a dúvida de muitas pessoas: Stain ou verniz? Qual a diferença? Qual deles devo usar?



Antes de tudo, você precisa saber que, seja stain ou verniz, ambos tem a função de tratar e proteger a madeira. A principal diferença entre os dois produtos está na forma em que eles atuam e qual a sua necessidade.

O verniz é o mais famoso e popular deles. Esse é um acabamento que cria uma camada protetora na madeira. Essa camada pode ter textura de acetinada, fosca ou de alto brilho. A penetração do verniz é baixa, mas ele é forte para expelir água.

Já o stain é um produto bem mais flexível que o verniz. Esse é na verdade um impregnante. Diferente do outro produto, ele não cria uma pequena camada, mas impregna na madeira criando uma forte proteção contra a chuva, sol e fungos.

Stain ou verniz são ótimas escolhas para proteger a madeira da chuva, mas por ter um poder de infiltração maior, o stain é uma escolha melhor para superfícies que ficam expostas à mudanças de clima. Por ser pouco flexível, o verniz pode trincar com o tempo.
Outro ponto importante a levar em consideração na hora de escolher entre stain ou verniz é o acabamento da madeira. O stain costumar deixar a madeira com um acabamento mais próximo de seu tom natural por ser impregnante, enquanto a fina película de verniz pode mudar sua aparência.

Apesar dessas vantagens, tem outro fator decisivo ao escolher entre verniz ou stain: a manutenção. A aplicação dos dois é muito parecida, mas a remoção é muito diferente. O verniz precisa ser lixado e preparado para ser aplicado novamente. O stain pode ser aplicado novamente após uma simples limpeza superficial. E o que isso tem de ruim? Por ser uma película protetora, é fácil ver quando o verniz precisa de manutenção. O stain pode enganar. Ele impregna na madeira e é difícil ver sua corrosão com o tempo, enquanto, no verniz, é possível ver as rachaduras. Na dúvida, a melhor escolha é pedir ajuda a um profissional.

Fonte:  www.tintassaomiguel.com.br