domingo, 24 de janeiro de 2016

Dicas: Plantas resistentes ao sol

  

Já há algum tempo venho querendo cultivar plantas  na área externa, aproveitando o quintal onde disponho de mais espaço. Esse projeto necessita de atenção, pois muitas espécies de plantas são sensíveis aos raios solares e necessitam de sombra, por isso um estudo preliminar é importante.  Então, antes de escolher as plantas para seu jardim, verifique se as espécies podem viver em áreas ensolaradas, analise em qual período do dia o ambiente fica mais exposto ao sol, e quais cuidados devemos ter com o solo e a rega. Se possível consulte um técnico na área.
Sabemos que a beleza de um jardim no verão destaca-se pela harmonia e beleza de seus elementos constituintes, então devemos nos atentar para a diversidade, assim teremos um ambiente externo sempre colorido, fresco e deslumbrante.

Listei algumas das plantas pesquisadas, que podem ser cultivadas no solo, em vasos, ou suspensas, são elas:


O antúrio gosta muito de sol indireto, se ficarem na sombra total não dão flor. O ideal é meia sombra, podendo pegar sol na parte da manhã. 




A rosinha-de-sol tem as folhas carnudas e as flores abrem somente com o sol, ela integra a enorme família de suculentas.


Com amarelo vistoso, as flores da margarida  brotam no verão e na primavera. Já a folhagem é abundante o ano todo, desde que a planta seja cultivada em sol pleno. Resiste bem ao tempo seco e gosta de frio leve. Requer replantio anual, pois perde a beleza com o tempo. 



Arbustos com flores abundantes, as azaleias devem ser cultivadas a sol pleno. As flores suportam bem o frio e o tempo seco. Uma curiosidade: a azaleia é muito usada para bonsai e as podas podem ser feitas depois da floração. 


A zínia vai bem tanto em altas temperaturas, como em climas mais amenos, desde que cultivada a sol pleno. As flores têm diversas cores, como rosa, amarelo e branco; ou ainda, aparece em versões listradas e bicolores. Pode ser plantada tanto em jardins, como em floreiras ou vasos. 


As conhecidas calanchoês são bem resistentes.



Para vasos suspensos uma boa opção é a Petúnia, florescem o ano todo, mas precisam de replantio.


A Ixora deve ser cultivada sempre a pleno sol, e não é muito exigente em fertilidade, sendo bastante rústica. Dispensa maiores manutenções, mas deve ser regada a intervalos regulares. Multiplica-se por estacas e não tolera geadas.


Com folhas verdes e brancas, os clorofitos são brilhantes e compridas,ela permanece bonita o ano todo.



A Palmeira Areca pode crescer exposta diretamente ao sol, mas suas folhas ficam mais vistosas quando é cultivada à meia sombra. Deve ser regada regularmente e não deve ficar em ambientes com ar-condicionado.

A Yuca vai bem em locais fechados e também resiste a sol pleno. As regas devem ser espaçadas, deixando o solo seco na maior parte do tempo. Suas folhas costumam juntar muito pó e, por isso, devem ser limpas constantemente.



O Buxinho exige pouca manuntenção, pois é uma planta duravel e resistente. No entanto, não suporta ambientes internos ou com pouca incidência de luz solar. Ele adora sol e bastante água. Por isso é perfeito 
 para formar cercas vivas, compor desenhos e esculturas naturais.



Além de um local com insolação adequada, é importante que o solo tenha boa drenagem e seja rico em matéria orgânica, pois a SunPatiens não desenvolve-se bem em terrenos compactados ou encharcados.




As margaridas gostam muito de sol, portanto devem ficar posicionadas em local com iluminação o dia todo, ou pelo menos uma parte do dia. Por serem plantas de calor, não é necessário colocar muita água na hora de regar, bastando apenas deixar a terra úmida


A Apínia  aprecia solos ricos em matéria orgânica e irrigados regularmente. Deve ser cultivada a pleno sol ou meia sombra. Multiplica-se por mudas que se formam nas brácteas ou por divisão das touceiras, tomando o cuidado de deixar uma boa parte de rizoma e folhas com cada muda. Não é resistente ao frio.
Conhecida como onze-horas, essa planta é um tipo de suculenta de fácil cultivo, muito utilizada pelos paisagistas, seja na formação de maciços e bordaduras, seja em vasos, jardineiras e cestas suspensas. Sua abundante floração ocorre justamente nos meses mais quentes do ano.

O ideal é que você pesquise a partir dessas dicas, como cultivar cada espécie de planta.
Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.



5 comentários:

  1. Adorei suas dicas com as flores! Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Amei suas dicas, mas ainda não sei qual planta devo cultivar no meu pequeno jardim Jardim de inverno, uma pequena área que tenho na minha casa,que durante o dia faz sol forte e sombra total,por exemplo de 10 da manhã até às 14 horas faz sol forte na área, e de 15 as 17 faz sombra, plantei a grama esmeralda, e ao redor a coroa de Cristo,já faz mas de 30 dias e estão muito feias inclusive a grama da ressecada e a coroa de Cristo já morreu algumas mudas,diga-me o que devo plantar ou fazer?

    ResponderExcluir
  3. Essas dicas foram muito importante muito bom

    ResponderExcluir
  4. Adorei!! pois fiquei sabendo de muitas coisas que não sabia,como a rega e o tipo de solo de algumas plantas!! Valeu,gostei muito, obrigado!!

    ResponderExcluir