sábado, 30 de janeiro de 2016

Técnica da Aquarela


Robert Plant, Tela em Pallet, aquarela com tinta acrílica 
A aquarela é uma técnica de pintura na qual os pigmentos se encontram dissolvidos em água ou até mesmo suspensos. É uma técnica que requer bastante atenção durante o processo, por ser a  mais delicada de todas as técnicas, devemos sempre prestar atenção no que as manchas nos sugere para a partir daí continuarmos. É preciso muito cuidado para que o trabalho não tenha aparência de guache. É a minha técnica preferida. Ao contrário do que muitos pensam, aquarelas não são somente pinturas leves.
Eu gosto muito de trabalhar com essa técnica por sua versatilidade. Posso parar e continuar sempre que puder e quiser.
Algumas obras da minha Série Astros da Música foram aquareladas, sendo que também trabalhei outras técnicas na mesma tela, como é o caso da tela da Amy Winehouse, que além de Aquarela leva o Stêncil.

Cazuza, Tela em pallet, aquarela com tinta acrílica

Origem da Aquarela:
A aquarela é uma técnica muito antiga cujo aparecimento se supõe esteja relacionado com a invenção do papel e dos pincéis de pelo de coelho, ambos surgidos na China há mais de 2000 anos. No ocidente, há vários exemplos do emprego desta técnica desde a Idade Média, como Tadeo Gaddi, discípulo de Giotto. Ele viveu até 1366, e teria produzido uma série de desenhos aquarelados, feitos sobre papel tipo pergaminho. O método foi utilizado por artistas flamengos, e amplamente empregado em Florença e Veneza. Foi com Albert Dürerque a aquarela pode resistir ao tempo, já que ele deixou pelo menos 120 obras suas.
Amy Winehouse,Tela em pallet, aquarela e Stêncil com tinta acrílica
  




Nenhum comentário:

Postar um comentário